Transformar celular em mp3 player

|

Será mostrado aqui neste post, como utilizar ferramentas livres e gratúitas, para transformar seu celular num tocador de música digital. O celular que foram feitos os teste foi o Nokia 6600 (encontre aqui mais barato).

Ao final deste post você poderá transformar celulares(não qualquer celular) em um aparelho de ouvir música completo bem como reduzir pela metade o tamanho de suas músicas para economizar espaço na memória do celular seu celular.

É necessário ter um celular com funções sistema operacional Symbian. Verifique no manual do seu aparelho se ele possui esta funcionalidade. Veja aqui uma lista de aparelhos que possuem sistema Symbian. Com um celular que possui Symbian podemos instalar aplicativos que vão rodar nativamente, diferentemente dos aplicativos Java que vão rodar sob uma máquina virtual e não terão acesso total as funcionalidades do aparelho.

Agora verificaremos se seu aparelho é suportado pelo Symbian OggPlay

O Symbian OggPlay é um software livre para tocar arquivos de aúdio em diversos formatos. Ele suporta nativamente o formato Ogg e consegue detectar os codecs de decodificação de outros formatos disponíveis no seu celular.

O Ogg é semelhante ao conhecido formato MP3, só que utilizável também para outros de fluxo de dados (vídeo por exemplo), no caso aqui, usaremos Ogg para aúdio. Os arquivos Ogg são idêntificados pela extensão .ogg.

Atualmente o Symbian OggPlay está disponível para os seguintes celulares: Sendo X, Siemens SX-1, Nokia NGage, Nokia NGageQD, Nokia 7650, Nokia 3650, Nokia 3230, Nokia 6260, Nokia 6600, Nokia 6620, Nokia 6630, Nokia 6670, Nokia 6680, Nokia 7610, Panasonic X700, Nokia N70, Nokia N90, Nokia 9300, Nokia 9500, Nokia 7710, SonyEricsson P800, P900, Motorola A920, Nokia 3250, Nokia N71, Nokia N80, Nokia N91, Nokia N92, Nokia E60, Nokia E61, Nokia E70. A maioria destes celulares está disponível no Brasil mas em geral custam mais caro que os modelos mais comuns, mas agora eles já estão ficando mais acessíveis.

Instalação do Symbian OggPlay:

Nokia 6600A instalação do programa pode varia de aparelho para aparelho. No Nokia 6600 é bem simples. Primeiro você vai no site do Symbian OggPlay e baixa o instalar para essa série de Celular, no caso é o Series 60 MMF. O arquivo é pequeno, cerca de 300kb, extensão .sis que é a de aplicativos Symbian. Depois é só passar para o celular (veja abaixo como passar uma música para o celular, o processo é o mesmo).

Passando as músicas para o celular:
Com o Nokia 6600 é necessário ter um dongle bluetooth (um chaveirinho parecido com um pendrive). Custo em torno de R$ 50,00 e não é difícil de achar (buscapé:aqui).
menor preço de adaptadores bluetooth você encontra fácil

No Linux depois de instalado o kbluetoothd e as outras bibliotecas necessárias é so clicar com o botão esquerdo sobre o arquivo e procurar a opção de envio via bluetooth:

No Linux depois de instalado o kbluetoothd e as outras bibliotecas necessárias é so clicar com o botão esquerdo sobre o arquivo e procurar a opção de envio via bluetooth:

Há um tutorial do Morimoto que ensina como instalr esses programas, veja aqui.

No Windows é necessário instalar os drivers do adaptador, quem geralmente vem junto com o aparelho, em um CD.

Funcionalidades:
O Symbian OggPlay tem várias vantagens em relação aos outros players (inclusive os proprietários) mas estas funcionalidades vão variar de aparelho para aparelho.

Ele permite tocar músicas mesmo quando entra a proteção de tela. Permite que você coloque uma música como toque ou como alarme, o que uma das funcionalidades mais procuraradas. Análise de frequência. Leitura de ID3 Tags. Skins. Atalhos. Leitura de listas .m3u do Winamp.

Mas e as MP3s?

Audacity LogoO Symbian OggPlay deteca os codecs já existentes e os formatos já suportados pelo seu aparelho. Com isso ele é capaz de tocar arquivos MP3, AAC, MP4 e M4A. No caso do Nokia 6600 que não tem um codec “de fábrica” para ler MP3, é necessário instalar um codec.

Também é possível passar as músicas de MP3 para OGG. No Linux eu faço isso com o Audacity, no Windows você pode usar o Audacity também ou este.

Conclusões

No caso do Nokia 6600, a qualidade do som não é muito boa porque sua saída de som é mono e meio ruim. A vantagem é que você pode pegar uma música de 2MB e reduzir seu tamanho para 1MB (ou menos) reduzindo a amostragem e as faixas de estéreo (num próximo post eu vou mostrar como fazer isso no Audacity).

Pronto agora já posso colocar os headphones e curtir suas músicas mp3 no seu celular.

Buscapé: Não gostou? Não tem problema. Compre um MP3 Player baratinho aqui

0 comentários: