3G

|

A tecnolgia 3G está chegando com tudo. Das operadoras aos fornecedores de tecnologia, todo mundo tem alguma estratégia para disputar (ou, em alguns casos, brigar) com a terceira geração de redes celulares.

elo que se vê, o maior duelo não estará na telinha do celular. É nos notebooks e até nos desktops que boa parte das operadoras olha nos planos a médio prazo.
A idéia é oferecer banda larga móvel a pouco mais de 1 Mbps e brigar com os provedores de cabo e ADSL. A velocidade não impressiona, mas com uma estratégia agressiva de preços pode agitar o mercado e até, quem sabe, derrubar os patamares atuais.

No Brasil, a Claro tem saído na frente quando se fala em terceira geração. A operadora já vem testando em Fortaleza o 3G, com HSDPA de 3,6 Mbps. Na prática, a média de velocidade tem ficado entre 1,2 e 1,4 Mbps. Se o leilão de faixas de freqüências do 3G sair ainda este ano, podemos ter um 2008 bem agitado na banda larga brasileira.
Do lado dos celulares, os fabricantes que estão na Futurecom também vêm mostrando algumas das novidades para trafegar dados em HSDPA. Só que um dos modelos que mais chama a atenção ainda não tem data para desembarcar no Brasil.

É o Samsung Ultra Smart, o F700, um smartphone que já é vendido lá fora e está estampado na foto aí de cima. Além do design bacana, ele tem uma tela generosa de 2,78 polegadas para aproveitar a velocidade do HSDPA em grande estilo.

Com a tecnlogia 3G poderemos acessar a internet de qualquer local coberto pela tecnologia, fazer ligações por VOIP pelo Skype, acessar msn, navegar e muito mais.

0 comentários: