Internet no celular está mais rapida

|

Nos próximos meses, com a entrada pra valer do Brasil na era do celular 3G, cada vez mais brasileiros poderão assistir TV, fazer vídeo-chamadas e navegar na internet em alta velocidade pelo telefone. Telefonia de 3ª geração, ou 3G, é o nome dado às tecnologias de celular que aceleram a transmissão de dados de telefones móveis, com melhor custo-benefício.

Ficará mais rápido navegar pela internet e baixar e trocar conteúdos multimídia via celular, além da possibilidade de assistir TV na telinha.

É mais ou menos como se o celular deixasse para trás a época da conexão discada e entrasse na era da banda larga. Nesta fase inicial, a velocidade de transmissão de dados pode chegar a até 1 Mbps (megabits por segundo), 19 vezes mais rápida do que a internet discada ou um celular comum.

Para quem só usa celular para fazer ligações ou enviar SMS, não muda nada. Mas, com uma conexão 3G, quem é que não vai querer mostrar aquele vídeo do YouTube para os amigos no bar? Ou espiar o Orkut da namorada no ônibus? E que tal acessar um site de mapas para buscar uma rota alternativa quando estiver no trânsito? Antes, isso levava longos minutos. Com a chegada do 3G, o celular viverá uma nova revolução.

Desde 2004, a Vivo oferece um serviço de terceira geração, o EVDO, de forma limitada, em 27 cidades. O que barrava outras operadoras de também oferecerem a terceira geração era a necessidade de realização de um leilão de freqüências 3G pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o que acontecerá nesta terça-feira.

Todas as grandes empresas de telefonia móvel entraram na disputa por lotes em 11 regiões do Brasil. Ou seja, o 3G está sendo a grande aposta de todas as operadoras para os próximos anos e, em breve, quem quiser poderá ter conexão rápida no celular, desde que troque de aparelho e plano.

Desde novembro, a Claro e a Telemig se adiantaram e, com autorização da Anatel, passaram a usar freqüências que já tinham disponíveis e estavam ociosas para dar seus primeiros passos na era do 3G, lançando o serviço em algumas capitais.

fonte:ultimosegundo

0 comentários: