Seu celular tem tecnologia de acesso a internet

|

Veja se o seu celular tem tecnologia de acesso à internet

É provável que você não tenha prestado atenção ainda à tecnologia de transmissão de dados que o seu celular tem, mas precisa fazer isso se deseja usá-lo para acessar a internet. Se tiver um pouco de paciência e se dedicar a entender as siglas que vêm no manual e devem estar no anúncio do produto, pode até se surpreender descobrindo que nem precisa comprar um novo aparelho para usar o serviço.

Para ter certeza de que o seu celular dá acesso à internet, verifique se tem uma dessas tecnologias: GPRS, EDGE, CDMA1x/EVDO, UMTS/WCDMA e HDSPA. A CDM1x/EVDO é usada pela Vivo para dar acesso ao serviço de banda larga. A UMTS é necessária para ter acesso aos serviços da Telemig e da Claro.

" Se o seu aparelho é antigo e não tem qualquer tecnologia para transmissão de dados, é melhor esperar, pois, as operadoras devem lançar novos modelos, mais modernos e com preço melhor "

Em geral, os aparelhos que têm essas tecnologias têm preços acima de R$ 800, no plano pré-pago. Clique aqui e confira as imagens de alguns deles.

Mas não se apavore, se o seu aparelho é antigo e não tem qualquer tecnologia para transmissão de dados, é melhor você esperar um pouco mais. Com o leilão da banda 3G, as operadoras devem lançar novos modelos em breve no mercado, mais modernos e com preço melhor, provavelmente subsidiados.

Veja a seguir o que cada uma das siglas do seu celular quer dizer, na ordem da evolução tecnológica, e como funcionam separadamente. Mas saiba que a tendência é que os aparelhos com as tecnologias mais novas leiam também as antigas.

GPRS (General Packet Radio Service) - Foi a primeira tecnologia a permitir a navegação pela internet em cores e a transmissão de fotos, a uma velocidade de 171,2 kbps, inferior ao acesso discado do telefone fixo. Os aparelhos que têm essa tecnologia são da 2,5G, geração entre 2G e 3G. A cobrança era feita pelo tempo de conexão, o que era ruim, porque a conexão era lenta.

EDGE (Enhanced Data Rates for Global Evolution) - Essa tecnologia trouxe conexões em banda larga, com uma velocidade de transmissão de dados três vezes maior que a do GPRS, de até 473,6 kbps. Os aparelhos que têm essa tecnologia estão entre a 2,5G e a 3G. Nessa fase, a cobrança passou a ser feita pela quantidade de dados transmitida.

UMTS/WCDMA (Universal Mobile Telecommunications System) - Esses são os padrões dos aparelhos de terceira geração (3G) do chip GSM e do CDMA que chegam agora ao Brasil e já estão operando no exterior desde 2001. Permitem a transmissão de voz e vídeo em tempo real, com uma velocidade de até 2 Mbps, comparável à banda larga da telefonia fixa. A cobrança deve passar a ser feita por assinatura, com transmissão de dados liberadas, ou pelo tamanho dos arquivos baixados.

CDMA1x/EVDO(Evolution Data Optimized) - Padrão usado pela Vivo para lançar o serviço 3G no Brasil. Não permite fazer videochamada, embora sua velocidade também chegue a 2 Mbps, porque os aparelhos disponíveis no país não suportam o serviço. Mas tornam possível baixar arquivos e acessar a web com alta velocidade.

HSDPA (High-Speed Downlink Packet) - É a nova tecnologia de transmissão de dados na Europa e nos EUA, que pretende fornecer áudio e vídeo com qualidade similar a de um DVD.

0 comentários: